P1

P2

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Xaraés, um paraíso para observadores de aves

      A Xaraés é um verdadeiro paraíso para observadores de aves
A paisagem no pantanal sul é uma caixinha de surpresas: todos os ambientes estão presentes. Mesmo durante os meses mais secos há alagados e um rio com água corrente, ou praticamente estagnado de acordo com a intensidade da seca. Ainda mais importante é a combinação única entre criação de gado e conservação da natureza. Na Xaraés Ecoturismo são bem vindos ornitólogos profissionais e também amadores. Tem em sua equipe guias bilíngües com excelente conhecimento da área e da localização até das mais reclusas e tímidas aves.
       Aves na Xaraés
       Não somente todos os ambientes do pantanal sul estão presentes na Xaraés, mas a área também é suficientemente extensa para visualizar populações de várias espécies raras. É um dos melhores locais para ver as araras azuis grandes. Contemplá-las sobrevoando os arredores da fazenda à procura das sementes de palmeiras, é uma experiência inesquecível. No entorno da pousada podem ser observadas várias espécies de periquitos, pica pau do campo, coruja caburé, sanhaços, japuguaçu, pássaros pretos e, quando há flores suficientes, nossas jóias voadoras, os beija flores. No chão ou perto dele, alguns dos moradores terrestres de nossos arbustos são o mutum de penacho, inhambu chororó e jaó. Ao olhar um pouco mais para o alto é possível avistar o pica pau verde barrado, joão bobo, surucuá de coroa azul ou a choca barrada. E, nas copas das árvores um mãe da lua gigante. Nossos guias têm também um olho excelente para os mais difíceis papa moscas, como o filipe, maria cavaleira de rabo enferrujado, anambé branco de rabo preto e anambé branco de bochecha parda e, certamente, as guaracavas. Os alagados e áreas mais altas são ótimos locais para aves pernaltas, garças. Carretões e joão pinto do brejo são aves muito curiosas e freqüentemente aparecem só para ver quem está focando os binóculos neles. Ao longo dos rios existe a chance de ver o menor martim pescador do Brasil: o martim pescador anão. Um observador paciente e persistente pode ser premiado com visões de aves difíceis como o socoí vermelho ou a narceja.
       Aves de rapina freqüentemente esperam por suas presas pousadas em galhos de árvores ou em vôo. Gavião Fumaça, gavião caramujeiro, gavião belo são sempre avistados. Mas a Xaraés também é um bom local para o gavião pernilongo, gaviãozinho e águia chilena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário