P1

P2

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ibama capacita ribeirinhos para protegerem o Pantanal

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concluiu neste final de semana a formação de 27 ribeirinhos para ajudar na proteção ambiental do distrito de Albuquerque, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande.

O grupo de voluntários que recebeu treinamento inclui pescadores, piloteiros, marisqueiros e funcionários da rede hoteleira, que receberam aulas práticas de defesa ambiental, além de noções de legislação e cuidados com a fauna e flora locais.

Depois do curso, os participantes foram incumbidos de atuar para estender a fiscalização do Ibama com o objetivo de proteger os recursos pesqueiros do município.

Turismo - Apenas no ano passado, o distrito de Albuquerque recebeu oito mil turistas que foram ao povoado utilizar recursos pesqueiros. Conforme o Ibama, a visitação diminui os estoques pesqueiros, aumenta a quantidade de lixo e outros problemas sociais na região.

Outro problema é que a sazonalidade do emprego gerada pela alta temporada do setor turístico, de março a outubro, e deixa a população sem uma fonte de renda no restante do ano. Por isso, a intenção do curso do Ibama é também preencher essa lacuna socioambiental.

A escolha do distrito foi justamente para proporcionar uma alternativa e dar sentido às ações dos ribeirinhos no enfrentamento dos problemas ambientais causados pelo crescimento desordenado e pela pesca predatória.

Para o superintendente do Ibama, David Lourenço, as ações de preservação devem ser usadas para conter o desmatamento, a pesca predatória e o turismo desordenado no Pantanal.

A coordenadora estadual do programa de treinamento do Ibama, Natalina da Rocha Vieira, ressalta que pelo trabalho já foram capacitados 11 agentes ambientais para atuar junto às populações tradicionais do Estado.

O distrito de Albuquerque, onde foram formados os ribeirinho, tem como principal econômica o turismo de pesca. O povoado é considerado o berço de Corumbá, onde surgiu a cidade que depois se deslocou para a beira do rio Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário