P1

P2

sábado, 11 de dezembro de 2010

Preservação do Pantanal é orgulho brasileiro

Pesquisas realizadas pelas instituições WWF, SOS Pantanal, Ecoa e Embrapa Pantanal demonstram que o bioma brasileiro mais conservado na atualidade é o Pantanal. Com 86,6% da sua vegetação conservada, ele está bem a frente do bioma cerrado, 2º lugar, que possui apenas 41,8%.

Localizado nos Estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), o Pantanal está tendo várias ações direcionadas à preservação de seu ecossistema. Com isso, ele mantém o título de bioma mais conservado do Brasil. Uma dessas ações é a obrigatoriedade de se ter 20% de vegetação natural em áreas onde o Código Florestal permite o desmatamento legal para uso do solo.

Segundo Roberto Ricardo Gonçalves, presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul),“Acho pouco provável que outro Estado brasileiro tenha obtido um resultado desta expressão, com o grau de confiança e precisão georeferenciada daqui”. Esses 20% de áreas resguardadas são denominadas reservas legais e, nos últimos três anos e meio, foram aprovados e averbados 762 mil hectares das tais reservas, só no Estado de Mato Grosso do Sul.

Já nas áreas que foram desmatadas - Também para essas áreas, criou-se a lei 3.628, que  prevê o plantio de espécies exóticas para a recuperação das reservas, como eucalipto, erva-mate, seringueira, entre outras.As florestas plantadas estão crescendo no Estado e amenizando o desmatamento de floresta nativa para produção de carvão. Em 2007, eram 170 mil hectares de floresta plantada. Hoje, em 2010, já são 310 mil hectares. Esperamos que, em 2017, este número chegue a 1 milhão de hectares de florestas, abastecendo toda a demanda de carvão das siderúrgicas atualmente instaladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário