P1

P2

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pescadores e piloteiros do Pantanal aproveitam a piracema para estudar

Um fato diferente está acontecendo na região do Pantanal de Corumbá. No fim da temporada de pesca, pescadores profissionais e até mesmo piloteiros estão trocando "férias forçadas", devido ao período de defeso, pelos bancos escolares, aproveitando a piracema para aprender um pouco mais ou até mesmo para se alfabetizar.

A oportunidade está sendo possível graças ao Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação.

A região do Porto da Manga, às margens do Rio Paraguai, tem se deparado com essa situação. Pescadores, piloteiros e outros moradores retomaram os estudos neste mês de novembro e estão frequentando os bancos escolares na Extensão da Escola Municipal Rural Polo Luis de Albuquerque, todos os dias da semana, no período das 16h às 20 horas, para aulas de português e matemática. O grupo integra uma das seis turmas de 2010/2011 já em funcionamento no município, de um total de 21 turmas já planejadas pela Secretaria de Educação.

Trata-se do Programa Brasil Alfabetizado, que é realizado pelo Ministério da Cultura desde 2003, voltado para o ensino de jovens, adultos e idosos. O projeto é apontado como uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Em Corumbá, a Prefeitura aderiu à iniciativa em 2007.

Até o momento, já possibilitou atendimento a 934 pessoas com idade superior a 15 anos. Foram 306 no ano letivo 2007/2008, 310 em 2008/2009 e 318 em 2009/2010, transformando a vida das pessoas atendidas, que evoluem com os estudos e têm sua auto-estima elevada.


Fonte: Pantanal Ecoturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário