P1

P2

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rio Paraguai

O rio Paraguai nasce na Serra de Araporé, encosta meridional da Serra dos Parecis, no Estado de Mato Grosso. A região dessas nascentes se estende sobre uma chapada pantanosa, denominada de Brejal das Sete Lagoas, onde se verifica as separações das bacias hidrográficas do Prata e Amazônica. Nascem, também, nessa região, os rios Diamantino, Cuiabá, Sepotuba, Cabaçal e Jauru, que fazem parte da bacia do Prata e os rios Arinos, Parecis, Sangue, Papagaio, Buriti e Juruena, todos afluentes do rio Tapajós, da bacia Amazônica.

O rio Paraguai corre no sentido geral de NE para SW com o comprimento de cerca de 2600 Km, desde as nascentes até a sua desembocadura no rio Paraná. Desse total, o rio banha margens exclusivamente brasileiras numa extensão de, aproximadamente, 1300 Km. De soberania compartida com a Bolívia, são 48 Km de extensão e 332 Km de margens compartidas entre Brasil e Paraguai.

A partir da foz do rio Apa, no extremo sul, até a desembocadura do rio Pilcomayo, numa extensão de 554 Km, o rio Paraguai é de soberania exclusiva da República do Paraguai. E da desembocadura do rio Pilcomayo até a foz, numa extensão de 378 Km, o rio Paraguai marca a divisa entre o território paraguaio, na margem esquerda, e o território argentino, na margem direita.

O seu curso normalmente é dividido em:
  • Paraguai Superior - Das nascentes até Cáceres com 370 Km de extensão.
  • Alto Paraguai - De Cáceres à foz do rio Apa com 1280 Km de extensão.
  • Médio Paraguai - Da foz do rio Apa até o Itá-Pirú (Lomas Valentinas), com 592 Km de extensão.
  • Paraguai Inferior - De Itá-Pirú até a confluência com o  rio Paraná com 340 Km de extensão.
Seus principais afluentes são os rios: Sepotuba, Cabaçal, Jaurú, São Lourenço, Paraguai Mirim, Pacú, Velho, Negrinho,Taquari, Abobral, Miranda, Novo, Nabileque, Negro (Bolívia e Paraguai), Branco, Tereré, Aquidaban e Apa, no território brasileiro. Os afluentes Ypané, Monte Lindo, Jejuí, Manduvirá, Piribebuy, Pilcomayo, Tebicuari e Bermejo são afluentes fora do território do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário