P1

P2

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

REDE PANTANAL & PROBIOMA - Seminário Internacional sobre impactos socioambientais da mineração reúne mais de cem participantes na Bolívia.

Participantes reunidos em Puerto Quijarro, Bolívia.
Participantes reunidos em Puerto Quijarro, Bolívia.
Com o objetivo de discutir com a população local os impactos da mineração e a importância da conservação das áreas protegidas a Ong boliviana PROBIOMA, com o apoio da Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais, promoveu o Seminário Internacional no dia 7 de junho, em Puerto Quijarro, Bolívia.

Participaram do evento representantes de 23 comunidades da Bolívia. Todos interessados em conhecer com maior profundidade os impactos da mineração de ferro, níquel, ouro e pedras semipreciosas, minérios em potencial do país. Para fazer um intercâmbio de informação foram convidados a palestrar a Dra. Débora Calheiros, pesquisadora da Embrapa Pantanal, que falou sobre a importância e a dinâmica do Sistema Paraguai-Paraná de Áreas úmidas; Patrícia Zerlotti, representante da Rede Pantanal, abordou a mineração no Pantanal brasileiro, Sara Crespo, representante do Probioma, apresentou informações sobre a mineração no Pantanal boliviano e Lúcio Cuencas, representante da OLCA, falou sobre os impactos da mineração na América Latina, principalmente no Chile.

Iniciativas como esta são muito importantes por trazer informações especificas das conseqüências dos impactos da mineração, diz Patrícia Zerlotti. Apesar da proximidade, a população boliviana desconhecia que a mineração no município de Corumbá já traz impactos diretos aos moradores da área rural. “As famílias de Maria Coelho, localizada ao lado das mineradoras, sofrem com a falta de água para consumo há cerca de dois anos”, relatou Patrícia.

Hoje estão previstos três grandes projetos de Mineração para Bolívia, Projeto Mutún; Projetos Don Mario – Las Tojas e Anahí. A água é a principal preocupação da população boliviana quando se fala em mineração. Pois é do conhecimento de todos que a mineração utiliza grande quantidade de água e os riscos de contaminação são imensos.
Outros projetos de infra-estrutura foram lembrados durante o seminário como ameaça ao equilíbrio do Pantanal boliviano. Entre eles estão: Projeto Hidrovia Paraguai-Paraná, IIRSA, Corredor Bioceânico e Complexo de Puerto Busch.
O evento é resultado da colaboração entre dois projetos apoiados pelo Programa EGP (IUCN NL) na Região Focal das Bacias do Paraná e Paraguai, um desenvolvido pela PROBIOMA e outro pela Rede Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário