P1

P2

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Projeto tenta salvar ariranhas e lontras no Pantanal de Mato Grosso

Está sendo lançada essa semana, na cidade de Cáceres, no Pantanal Matogrossense, o projeto Pantanal: Ariranhas e Lontras. O objetivo da iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, é pesquisar e proteger ambas as espécies, ameaçadas de extinção, além de implementar ações de educação ambiental na região. O alvo do projeto é proteger esses dois animais, só encontrados na América do Sul, mais especificamente na região pantaneira.
Dados biológicos da IUCN (International Union for Conservation of Nature)  indicam uma população total de ariranhas entre mil e cinco mil exemplares presentes na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela - sendo cerca de 500 indivíduos no Pantanal. Isto representa no mínimo 10% da população total podendo chegar a até 50% da estimativa, presente só no Pantanal. Precisamos considerar estes dados com atenção. São poucos indivíduos, o que só aumenta nossa responsabilidade, explica o coordenador técnico do projeto, o ecólogo Douglas Trent, da SCDC Desenvolvimento Sustentável, parceira da Fundação Darcy Ribeiro para realização do projeto.
A sede do Pantanal: Ariranhas e Lontras será a cidade de Cáceres, no Mato Grosso. A localização foi estrategicamente analisada, já que lá se encontra a maior evidência desses animais. No entanto, sua abrangência será bem mais ampla, se iniciando no Rio Paraguai, 20 km depois de Porto Conceição e chegando ao ponto sul da Estação Ecológica de Taiamã.
Com relação à educação ambiental, está sendo lançado o programa Conexão com a Natureza: Conhecer para Preservar uma lição de vida, voltado aos moradores, cuja economia é basicamente centrada na pesca e agropecuária. Ele será direcionado às escolas, turistas, pescadores e comunidades locais e realizado por meio de barcos/escola e barco/pesquisa, que se deslocará pelo curso do rio Paraguai, no trecho situado entre a cidade de Cáceres/MT e a Estação Ecológica de Taiamã. A meta é atender diretamente cerca de 11.800 pessoas em dois anos do projeto. O total de beneficiados deve chegar a quase 87 mil habitantes.
O Projeto Pantanal: Ariranhas e Lontras propõe estabelecer uma rede de cooperação, por meio da construção de um espaço ampliado de participação socioambiental, para o qual confluam ações e iniciativas propostas pelos parceiros, gestores e comunidades envolvidas.

Pantanal será cenário para caravana de turismo

Turismo, aventura, consciência ambiental e esporte. Essa é a mistura proposta pela Caravana Binacional Pantaneira 2011, prevista para acontecer pela primeira vez no Brasil em outubro.
Os diretores da Caravana da Bolívia, realizadores do evento há 14 anos, irão apresentar o projeto da Primeira Caravana Binacional Pantaneira 2011 na próxima segunda-feira (28), às 8h, na sala de reuniões da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Caravana Binacional Pantaneira
Essa ideia surgiu em 1997, na Bolívia, com o nome de Caravana Andino- Amazônica e contou com a participação de oito aventureiros praticantes do motociclismo de duas e quatro rodas, que tinham como objetivo resgatar as belezas turísticas localizadas em lugares distantes e de difícil acesso em território boliviano. O roteiro chamou a atenção e, no ano seguinte, já havia 60 quadriciclistas e motociclistas bolivianos e estrangeiros participando. Destacava-se entre eles um jornalista, editor da revista “4 Wheel ATV Action” e de outras reportagens nacionais.
A participação da imprensa tornou o evento um sucesso internacional, levando os organizadores – chamados atualmente de Caravana Ecoturística ATV Bolívia – a criarem uma logística profissional para o evento, com itens como: alimentação, hospedagem, abastecimento dos veículos, comunicação via satélite, atendimento médico e segurança para todos os participantes.
A primeira Caravana de Turismo e Aventura brasileira, denominada Binacional Pantaneira, acontecerá em outubro de 2011 e já vem com a assinatura e experiência dos empresários da Caravana Andino Amazônica, da Bolívia, realizadora do evento há 14 anos, e contará com participantes de várias nacionalidades.
O itinerário escolhido para a internacionalização da Caravana é a histórica travessia do Pantanal sul-mato-grossense conhecida como “Comitiva”, meio pelo qual os peões pantaneiros retiravam o gado das propriedades rurais alagadas pelas enchentes que, anualmente, invadem este território.
O ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira 2011 – Comitiva Pantaneira será a cidade de Corumbá, fronteira com a Bolívia, seguindo pelo local chamado Lampião Aceso, Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque e, saindo das áreas alagadas do Pantanal, seguirá rumo aos caminhos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana, sempre seguindo por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A reta de chegada será a cidade de Campo Grande..

PESCARIA NO PANTANAL

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

POUSADA PORTAL PARAISO

A Pousada Portal Paraíso funciona em uma fazenda ativa com criação de bovinos, eqüinos e bubalinos, sendo que alguns apartamentos foram adaptados na própria estrutura da casa existente, outros são construções mais recentes assim como o restaurante. Não estamos voltados para a pesca, mas efetuamos um dia de pescaria esportiva para que os hospedes possam desfrutar do famoso caldo de piranhas do Pantanal no final da tarde, tendo o prazer de saber que foram eles que fisgaram os peixes.

BARCO HOTEL BONANÇA

Para o seu passeio ou pescaria, o Barco Hotel Bonança dispõe da seguinte estrutura para 16 pessoas: 4 camarotes com ar-condicionado (suítes); Chuveiros elétricos (suítes); Salão e refeitório com TV de 29 polegadas, vídeo, som e antena parabólica, equipado com ar-condicionado de 60.000 BTUs; Cozinha completa; Deck solarium com ducha, churrasqueira e som; 7 banheiros (incluídos os dos camarotes); Sistema de rádio integrado à telefonia nacional; 2 grupos geradores; Sistema de tratamento de água; Geladeiras; 4 freezers; Máquina de gelo; 8 barcos de 6 metros, com bancos giratórios e motores de 15 HPs, caixa térmica, piloteiros e iscas.

BARCO VITÓRIA RÉGIABARCO VITÓRIA RÉGIA

OLA, Amigos pescadores e amantes da natureza! A temporada de Pescaria no Pantanal 2010 esta chegando ao fim no começo de Novembro, mas nós do Barco Vitória Régia estaremos realizando passeios eco turísticos, confraternizações de empresas, safáris fotográficos, eventos para toda a família e amigos. Diárias A Partir de R$ 180,00 por pessoa e Crianças até 5 anos pagam R$ 90,00 Incluso no Pacote: (2ou mais dias) Tripulação, Café da Manhã, Almoço, jantar e churrasco Incluso no Pacote: (1 dia) Tripulação, Café da Manhã e Almoço. Bebidas Pagos a parte: (nos dois pacotes) Cerveja, Água e Refrigerante. CONTATOS: (65) 9967-4493 / 8452-0546 E-MAIL: bhvitoriaregia@yahoo.com.br

Barco Hotel Pegasus

Nos estamos com o Barco Hotel Pegasus ancorado no Rio Paraguai - Caceres MT , barco equipado com 10 camarotes com 4 camas de solteiro , podendo ser transformada em cama de casal, todos com Ar Split individual, Salas de refeições e jogos, Deckamplo oferecendo uma total visão para obtenção de ótimas imagens,focagem de animais, cozinha, tradicional,lanches, bebidas,iscas, piloteiros. Temos 10 Barcos com motores 25 HP ,oferecemos roteiros, saídas de Cáceres MT a Corumbá MS ou até próximo a Reserva Taiamã , para ótima Pescaria e Passeio. Acomodações para até 40 pessoas, estaremos com um pacote especial para o perfil de seu grupo. consulte-nos.

BARCO HOTEL VITORIA REGIA

Capacidade para 12 pessoas Nossa Estrutura 6 Camarotes TODOS CLIMATIZADOS Ampla cozinha Americana Grande Salão para refeições, bar e sala de TV, com antena parabolica, DVD, com um otimo sistema de som. Deck Solarium com, muito espaço coberto para amexnizar o calor e uma area especial para os tradicionais banhos de sol, com duchas e cadeiras de sol. 2 Banheiros sociais Tripulação muito bem treinada para melhor de atende - los.

Pousada Santory

A Pousada Santory adota um sistema diferenciado de trabalho e atendimento com equipe especializada e guias bilingues em Inglês e Japonês. Para cada hóspede fornecemos as bebidas de escolha, bem como uma grande variedade de pratos típicos e diversos peixes da nossa região. Venha desfrutar das mais belas paisagens, fisgar um belo exemplar e apreciar as delícias da nossa culinária com muito conforto, segurança e tranquilidade.

Diferencial

Além da pesca, a Pousada Santory oferece ainda: passeios de barco para observação da fauna e flora pantaneira, focagem noturna, caminhada em trilhas.